Tchau Previdência Social, Olá Educação Financeira

Vamos aos fatos.

Nós, brasileiros, estamos ficando velhos.

Esse processo, natural e positivo, gera uma pressão no regime público de aposentadoria que, eventualmente, terá que se adequar, impactando no tempo e no valor das aposentadorias.

E nós, consequentemente, devemos reagir a essa perspectiva, assumindo o controle do nosso futuro financeiro.

E como fazer isso?

Pela Educação Financeira.

Controlando orçamento e nos habituando a poupar, evitando gastos desnecessários e compras por impulso, e aprendendo a investir, podemos construir um futuro de certeza de segurança financeira, pouco dependendo do Estado.

Se você tem 35 anos, por exemplo, poupando e investindo mensalmente R$ 500,00, com uma rentabilidade de 0,8% ao mês, você conseguiria acumular, aos 65 anos, o suficiente para garantir uma renda mensal de R$ 9.143,05 até completar 90 anos.

E não faltam alternativas seguras e rentáveis de investimentos para o alcance desses números.

Um excelente produto financeiro para aposentadoria é o Tesouro IPCA+, título público emitido pelo Governo Federal e negociado na plataforma do Tesouro Direto, que confere uma rentabilidade real, acima da inflação, no longo prazo.

Atualmente, estão disponíveis para compra títulos com vencimento em 2024, 2035 e 2045, pagando taxa de rendimento real de cerca de 5% ao ano, além da inflação do período.

Outras opções são os Planos de Previdência Privada (PGBL, VGBL).

Mas cuidado!

Eles trazem benefícios importantes, como postergação do pagamento de imposto de renda, no caso do PGBL, além de vantagens sucessórias, mas, possuem um enorme problema: seus custos.

São taxas de administração e de carregamento altas, por vezes abusivas, que destroem a rentabilidade.

A boa notícia é que, caso possua um Plano de Previdência Privada com taxas altas, você pode pedir a portabilidade para outro banco ou seguradora, com taxas mais atrativas.

Não terceirize o controle sobre o seu futuro, assuma as rédeas de seu dinheiro e construa uma aposentadoria livre de restrições financeiras.

Jerffeson Teixeira de Souza, Ph.D.
Fundador e Editor do Blog “Meu Educador Financeiro”

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *