Liberdade Financeira e Seus Ingredientes

Pra que queremos dinheiro?

Bom, essa é fácil, não é?

Tenho certeza que você poderia listar facilmente uma dezena de razões para querer mais dinheiro.

De fato, o conjunto de benefícios que o dinheiro pode trazer à vida de uma pessoa é grande.

No entanto, nós sabemos que muitas pessoas que conquistaram grandes fortunas não conseguiram utilizar esse dinheiro para construir uma vida mais plena, com mais realizações, mais feliz.

Nós também sabemos que existe uma forma certa e uma forma errada de enxergar e de utilizar o dinheiro.

Sabemos que o dinheiro não gera felicidade, diretamente, mas pode produzir as condições objetivas para que alguém possa se dedicar às coisas realmente importantes na vida, essas sim capazes de gerar grande felicidade.

Um dos grandes benefícios do dinheiro é a possibilidade que ele gera de permitir que alguém tome as decisões sobre sua vida sem estar limitado pelas questões financeiras.

Esse benefício é conhecido como Liberdade Financeira.

Na prática, significa poder trabalhar onde quiser, com o que quiser, o quanto quiser. Significa também escolher livremente onde morar, o que vestir, o que comprar, quais sonhos realizar.

Ao eliminar as preocupações com o dinheiro, você pode focar sua atenção nas coisas que são realmente importantes na vida, como a família, os relacionamentos e a saúde.

Liberdade financeira é, então, mais do que uma condição econômica pessoal, é um estilo de vida, é uma forma de enxergar as oportunidades que a vida tem para além das preocupações financeiras, é um estado de plena liberdade.

Para entendermos com mais clareza os benefícios oriundos desse estado de liberdade, listamos abaixo os potenciais impactos da Liberdade Financeira na vida de uma pessoa.

A Liberdade Financeira e o Tempo

Todos nós sabemos que o tempo é uma variável implacável.

Ele corre para todos, indistintamente.

No entanto, a forma como ocupamos esse tempo pode ser controlada.

Considere o caso de uma pessoa que trabalha diariamente por 10-12 horas, para garantir o seu sustento e o de sua família. O restante do seu dia é ocupado com a locomoção para o trabalho, alimentação e descanso.

Essa pessoa basicamente vive para o trabalho, vive para obter dinheiro para a manutenção de suas necessidades essenciais.

Já uma pessoa que conseguiu construir um bom patrimônio, alcançando sua liberdade financeira, pode optar por minimizar a quantidade de horas de trabalho, reservando mais do seu tempo para se dedicar à outras coisas na vida.

Essa pessoa pode ainda planejar férias mais longas, ou períodos sem trabalhar, para poder realizar sonhos de mais longa duração, como fazer um intercâmbio, ou morar fora do país.

Assim, o dinheiro não pode efetivamente comprar tempo, mas a liberdade financeira conquistada pelo dinheiro pode trazer uma forma de controlar o tempo, para que se possa aproveitar as oportunidades que a vida tem a oferecer.

É, inclusive, extremamente comum conversarmos com pessoas mais velhas e percebermos que todas elas se arrependem, de uma forma ou de outra, por não terem aproveitado melhor o seu tempo.

Basicamente, todas dizem que deveriam ter trabalhado menos e passado mais tempo com suas famílias e amigos.

Obviamente, as obrigações financeiras que temos em nossas vidas nos impede de fazer isso, muitas vezes.

Mas aqueles que conquistaram sua liberdade financeira podem balancear, com total controle, o tempo dedicado ao trabalho e ao lazer.

A Liberdade Financeira e a Tranquilidade

Outra grande vantagem da liberdade financeira é a tranquilidade que ela produz.

Essa tranquilidade se refere a certeza de que, em uma situação emergencial, por exemplo, você terá recursos para o que for necessário.

Um acidente, uma doença, desemprego, são eventos imprevisíveis, que podem destruir a vida de uma pessoa ou de uma família.

A disponibilidade de uma boa reserva financeira dá a tranquilidade necessária para se enfrentar situações como essas de forma mais suave.

Essa tranquilidade também se resume a segurança.

Uma pessoa com boa estabilidade financeira, em uma situação de assalto, por exemplo, não precisa reagir pelo temor de perder um bem, como um celular ou um carro.

Infelizmente, com grande frequência, ouvimos relatos que falam de pessoas surpreendidas em situações como essa, que foram mortas por reagirem, inclusive como instinto natural de preservação de seus bens.

Finalmente, a tranquilidade produzida pela liberdade financeira também se relaciona a possibilidade de criar os filhos com mais conforto.

Pode-se garantir as melhores oportunidades educativas e as melhores condições de segurança aos filhos.

E, como todos os pais sabem e sentem, esse sentimento de garantir aos filhos a melhor vida possível é essencial.

A Liberdade Financeira e as Realizações

Todos temos os nossos sonhos.

Alguns sonham em viajar de balão. Outros gostariam de morar no Japão. Outros, de construir a casa de seus sonhos.

A liberdade financeira facilita a materialização desses sonhos, sem que isso afete as finanças pessoais.

A Liberdade Financeira e a Saúde

Obviamente o dinheiro não pode garantir a saúde de uma pessoa.

Não pode evitar que uma pessoa fique doente ou morra, fosse assim os milionários não adoeceriam ou morreriam.

Mas o dinheiro pode sim garantir as condições para que essa pessoa se dedique a cuidar de sua própria saúde.

Por exemplo, o dinheiro pode oferecer o tempo necessário para que alguém faça atividades físicas.

Pode também facilitar a acesso a uma alimentação mais saudável, aos melhores médicos, nutricionistas. Pode ainda garantir os melhores cuidados médicos, em caso de alguma doença.

E, no momento em que presenciamos o envelhecimento de nossa população, as preocupações com o nosso futuro estado de saúde devem ser constantes, para que possamos vir a usufruir os benefícios do nosso trabalho presente.

Os Ingredientes da Liberdade Financeira

Depois de conhecer o que é e quais os benefícios que a liberdade financeira pode oferecer, você deve estar se perguntando:

como eu faço para conquistar essa liberdade financeira?

Existe uma resposta óbvia: conseguindo mais dinheiro.

No entanto, a estratégia de conquista da liberdade financeira deve levar em consideração outros elementos.

Na prática, existem três grandes ingredientes para se conquistar a liberdade financeira: a poupança, o tempo e o conhecimento.

Daqui a pouco explicarei cada um desses 3 ingredientes

Mas antes é importante entender uma característica bastante curiosa desses ingredientes, que pode ser usada para nosso benefício.

Os ingredientes de construção da liberdade financeira podem se complementar. Ou seja, diferentemente dos ingredientes para a receita de um bolo, por exemplo, onde existe uma quantidade e uma proporção correta de cada ingrediente que precisa ser adicionado a esse bolo, no caso dos ingredientes para construção da liberdade financeira, a carência de um dos ingredientes pode ser compensada pela presença abundante do outro.

Assim, é possível se conquistar liberdade financeira com balanceamento desses elementos.

Para entender melhor esse processo, vamos primeiro entender os ingredientes desse processo.

A Poupança

Obviamente o ingrediente mais importante para a conquista da liberdade financeira é a poupança, ou seja, a quantidade de dinheiro que alguém consegue guardar, após o pagamento de suas despesas mensais.

Perceba que eu não me refiro ao salário de alguém, mas a quantidade de dinheiro que se consegue poupar.

Isso significa que um trabalhador que ganha R$ 10.000,00 mensalmente e gasta todo esse salário, nunca conseguirá conquistar sua liberdade financeira.

Por outro lado, alguém que, mesmo com salário relativamente pequeno, mas que consegue organizar suas finanças pessoais e poupar sistematicamente, terá as condições necessárias para conquistar sua liberdade financeira.

O Tempo

Outro importante ingrediente para a construção da liberdade financeira é o tempo.

Esse é o tempo necessário para que alguém acumule uma certa quantidade de patrimônio.

É também o tempo necessário para que os resultados poupados, quando investidos, possam se multiplicar.

O tempo aqui pode correr do lado do investidor, especialmente por conta das características dos juros compostos, que regem os investimentos financeiros.

Esse regime de rentabilidade garante que os rendimentos gerados a cada período são incorporados ao valor principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Assim, os juros compostos produzem um crescimento exponencial das reservas quando se permite a manutenção dos investimentos por longos períodos de tempo.

Para que se tenha uma ideia do poder dos juros compostos, um investidor que poupa e investe R$ 1.000,00 mensais, consegue construir um patrimônio de quase três milhões e meio de reais em 30 anos, investindo esses recursos em um ativo financeiro com rentabilidade de 1% ao mês, o que pode ser feito atualmente sem grandes dificuldades no Brasil.

O Conhecimento

Finalmente, outro grande ingrediente para construção da liberdade financeira é o conhecimento.

Esse conhecimento pode levar um investidor a aplicar seus recursos em ativos que gerarão grande rentabilidade, permitindo uma multiplicação desses recursos no curto espaço de tempo.

Assim, alguém com grandes conhecimentos de finanças e que opere o Mercado da Bolsa de Valores, por exemplo, ou que consiga comprar e vender imóveis de forma bastante eficiente, tem a capacidade de construir sua liberdade financeira através desse conhecimento.

A Relação entre os Ingredientes

Como dito anteriormente, os ingredientes para construção da liberdade financeira se relacionam.

Então é possível compensar a ausência de um dos ingredientes através dos outros.

Por exemplo, mesmo que alguém consiga gerar uma poupança relativamente pequena, com tempo e conhecimento financeiro, é possível se construir um patrimônio significante.

Ainda, mesmo com pouco tempo, alguém que detêm grande conhecimento sobre produtos financeiros (ações, imóveis, etc.) pode gerar também um grande acúmulo de recursos.

Essa é uma das principais razões que justificam a importância da educação financeira, porque ela possibilita, através do conhecimento, a construção da liberdade financeira mesmo para aqueles brasileiros que não conseguem construir grandes poupanças, ou que não possuam muito tempo para investir seu dinheiro.

Enfim, a liberdade financeira é algo alcançável, basta usar os ingredientes certos.

Jerffeson Teixeira de Souza, Ph.D.
Fundador e Editor do Blog “Meu Educador Financeiro”

 

7 comentários

  1. Olá Professor Jerffesson.
    Muito bom o texto!
    Trabalhei durante 2 anos com sistemas para o mercado financeiro e acabei me interessando bastante pela área. Pretendo ajudar com artigos em breve.

    Parabéns pela iniciativa!
    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *