Como Identificar as Melhores Oportunidades no Mercado de Ações

Muitas pessoas que estão começando a investir tendem a acreditar em fatos que não são verdadeiros. Certamente você conhece alguém que ainda guarda todo o dinheiro na poupança, acreditando que ali é o único lugar seguro. Ou então já ouviu alguém dizer que a Bolsa de Valores não passa de um jogo de azar.

Esses são apenas alguns exemplos de mitos que as pessoas ainda insistem em acreditar. A boa notícia é que a internet tem ajudado milhares de brasileiros a desvendar estas e outras “lendas” que ainda rodeiam o universo dos investimentos.

No caso do exemplo que dei sobre a Bolsa, quem não conhece direito pode acabar associando o investimento em ações a um cassino. Ou seja, um lugar onde é possível ganhar muito dinheiro de uma vez, mas que esse resultado depende se a sorte estará ao seu lado.

Felizmente, a Bolsa de Valores não funciona assim. Ela é um ambiente de renda variável e, portanto, está sujeita a riscos. Mas, ao mesmo tempo, oferece excelentes possibilidades de valorizar seu dinheiro.

Agora você deve estar se perguntando: então, como é possível encontrar as melhores oportunidades? É esse o propósito deste artigo. Posso adiantar que a resposta está nos dados que o próprio Mercado de Ações nos mostra.

Quer entender como isso funciona na prática? Continue lendo para descobrir como esses dados realmente podem te auxiliar na hora de investir.

Como saber a hora certa de investir?

Como acabei de dizer, um investidor inteligente usa as informações que o próprio mercado oferece como uma ferramenta poderosa. Se você analisa bastante antes de comprar um carro novo, por que não fazer o mesmo com seus investimentos?

Somente a partir de dados concretos você poderá tomar as melhores decisões sobre quando e onde investir seu dinheiro. Com esses dados em mãos, é preciso examiná-los para encontrar onde estão as oportunidades de negócio.
Na Bolsa de Valores, chamamos essa tarefa de análise de ações e ela se divide em dois tipos: análise técnica e análise fundamentalista.

  • Análise técnica
    É muito usada por investidores que operam no Day Trade, operações que começam e terminam no mesmo dia, e também no curto prazo, em transações que vão de 1 a 5 dias.
    Essa análise se baseia no princípio mais básico do Mercado de Ações: ele é formado por pessoas. E essas pessoas, mesmo sem perceber, tendem a repetir padrões de comportamento. Dessa forma, associando diferentes indicadores econômicos, é possível identificar tendências do mercado no curto prazo.
  • Análise fundamentalista
    Esse tipo, por outro lado, está mais ligado aos investimentos de longo prazo. Uma análise fundamentalista examina aspectos corporativos das empresas para delimitar se suas ações possuem boas perspectivas de valorização no longo prazo.

Olhando fatores importantes, como o balanço financeiro de uma empresa, sua governança corporativa e seu quadro administrativo, é possível checar a saúde da empresa e, consequentemente, perceber se suas ações têm tendência de alta.

Como as análises facilitam os investimentos?

Pode parecer estranho pensar que dá para prever o que vai ocorrer no mercado logo mais. Esse raciocínio é justo, até porque as análises não prevêem o futuro. Elas na verdade identificam cenários com grande probabilidade de acontecer.

Isso quer dizer que elas não são 100% eficazes. Mesmo não conseguindo antever com precisão o que vai acontecer no mercado em um futuro próximo, as análises são as melhores amigas de um investidor. Afinal, são elas que indicam o melhor caminho para você conseguir valorizar seu dinheiro.

De modo geral, muitos acontecimentos, seja no Brasil ou no mundo, podem afetar o preço de uma ação em um determinado momento. A Operação Lava Jato, novas eleições nos Estados Unidos e um incêndio em uma filial da China podem, em maior ou menor grau, impactar o Mercado de Ações.

As análises são a melhor ferramenta que você tem em mãos para decidir como agir diante destes panoramas. Isso porque esses acontecimentos em si não provocam queda ou alta de uma ação. O que afeta a cotação, na verdade, é a forma com que os investidores processam esses fatos.

Além disso, é preciso lembrar de um detalhe: esses padrões identificados pelas análises não duram para sempre. Por isso é tão importante ter agilidade para investir na hora certa e aproveitar a oportunidade no momento em que ela surge.

Mesmo em situações em que tudo parece dar errado é importante não agir por impulso. Uma atitude impensada pode colocar seu capital em grande risco e com certeza não é isso que você realmente quer.

É nessas horas que você deve lançar mão das análises para te ajudar a superar esses momentos e obter lucros mesmo quando o mercado não parece favorável. Estudando um pouco mais, você verá que períodos turbulentos também podem abrir janelas de oportunidade excepcionais. E são as análises que te permitirão aproveitá-las a tempo.

Quem deseja aprender como investir na Bolsa de Valores deve saber desde já que as análises não fazem uma previsão o futuro. Elas utilizam dados para avaliar o mercado e encontrar o cenário com maior probabilidade de acontecer.

Isso quer dizer que não é possível ter 100% de certeza do que vai ocorrer logo mais no Mercado de Ações. É por isso que um investidor inteligente está sempre atento e utiliza boas ferramentas para minimizar prejuízos, caso o mercado mude de forma inesperada.

Viu só como investir na Bolsa de Valores não depende apenas da sorte? No fim das contas, seu sucesso será fruto especialmente de sua dedicação e disciplina.

Ana Cláudia Inez
Integrante da equipe do Toro Radar
Belo Horizonte, MG

 

3 comentários

  1. Ótimo dia!!!
    Para mim é um assunto que estou aprendendo a conhecer, gosto muito desse blog, pois ajuda as pessoas a saber onde melhor investir seu dinheiro.
    Obrigada

  2. Não sou muito de ler sobre mercado de ações, porque o nome já me assusta. Porém, decidi ler esse artigo e vi que investir em ações exige nada mais nada menos do que estudo, muito estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *