Se você é do tipo de pessoa que consegue poupar dinheiro, mas o deixa parado em uma conta corrente/poupança, ou mesmo sob o colchão a mercê de traças, saiba que este dinheiro poderia estar sendo utilizado para gerar mais dinheiro.
O primeiro passo para quem pretende entrar no mundo dos investimentos é obter informação, ou seja, estudar. Sim, estudar! O conhecimento é favorável em qualquer área de nossas vidas e não seria diferente com as finanças.
Portanto, leia alguns livros! Se não tem ideia por onde começar, inicie lendo livros mais genéricos, que não se aprofundam em nenhum tipo de investimento. Best sellers como “Os segredos da mente milionária” e “Pai rico, pai pobre” por exemplo. Eles servirão para montar uma base, para fixar algumas ideias em sua mente e te libertar de outras que o vem prejudicando financeiramente, talvez mesmo sem que você perceba.
Após construída uma base, você precisa aprender um pouco sobre o seu perfil de investidor. Vários sites e livros mostram como identificar seu perfil. Uma vez feita essa descoberta você saberá a direção na qual investir.
E, agora com uma direção, é hora de mais uma vez voltar os olhos para os livros e buscar conhecimento referente às diversas formas de investir existentes na direção apontada por seu perfil de investidor. E posso garantir que existirão várias opções.
A internet, como sempre, também possui um mar de informações que podem (e devem) ser exploradas. Mas não deixe de ler alguns livros. O conhecimento da internet costuma ser sintetizado, e quando se trata do seu dinheiro, quanto mais informação, melhor.
Não tenha pressa para começar! O início é sempre complicado, muitos nomes, siglas, taxas, etc; tudo isso deve ser entendido claramente para que você consiga enxergar os lucros e os riscos que um investimento pode trazer. Continue poupando enquanto estuda, você vai perceber que a vontade de investir resultará em um aumento na quantidade que você consegue poupar a cada mês (só não deixe o dinheiro sob o colchão).
Comece devagar! Não se anime demais com as frases de efeito de grandes investidores ou escritores presentes em livros e textos na internet. É do seu dinheiro que estamos falando aqui. Vou tomar a liberdade de dar um spoiler da vida de um investidor: se você pretende se tornar um bom investidor, você vai perder dinheiro. No mundo dos investimentos existe uma balança que mantém o equilíbrio, impedindo que enriquecer seja um caminho de decisões fáceis. Essa balança determina que, quanto maior o lucro possível em um investimento, maior também será o risco de perder dinheiro.
São nesses momentos que o conhecimento adquirido através dos estudos em investimentos vai mostrar quando vale (e quando não vale) a pena entrar em um investimento. No começo essas decisões podem ser difíceis, por isso é importante ser cauteloso nas quantias que se vai investir. Com o tempo virá a experiência e com a experiência virá a confiança, tornando aquelas decisões difíceis tão fáceis quanto escolher a opção no cardápio de um restaurante.
A porta de entrada para alguns investimentos é uma corretora. Existem várias opções de corretoras, cada uma com diferentes taxas para os diferentes tipos de investimentos. Então, não hesite em fazer contas em diferentes corretoras buscando as menores taxas, mas sempre pesquise a respeito da reputação da empresa antes de colocar seu dinheiro lá.
Negocie com o banco pacotes de TED e DOC. Você precisará fazer transferências para as corretoras, por exemplo, e, com a extinção das contas digitais, essa acaba sendo a melhor opção. Já não bastam as taxas cobradas pelas corretoras, se ainda tiver que somar as taxas do banco, pode ficar complicado sair no lucro.
Crie um planejamento e o siga. Enriquecer através de seus investimentos é importante, mas programe-se também para outros objetivos menores, como uma viagem em família, a troca do carro ou outros sonhos que possam existir em sua vida. Planejar essas pequenas conquistas permitirá que você mantenha o foco e não se desfaça de todo o seu investimento para suprir um sonho pontual.
Converse com seus amigos sobre investimentos. Mostre a eles o caminho, ensinando o que aprendeu, emprestando livros, indicando oportunidades. Sua caminhada será muito mais agradável se tiver pessoas com quem possa compartilhar as experiências de lucro e prejuízos que o mundo dos investimentos pode trazer.
Boa sorte, e bons investimentos!
Antonio Rootedy Batista Costa
Programador
Fortaleza, CE
Ótimo texto, Rootedy. Já li os livros que você mencionou. Você poderia, por favor, indicar outros mais específicos sobre investimentos?
Obrigado Luilma. Se está iniciando agora sugiro que leia o “Investimentos inteligentes” de Gustavo Cerbasi, esse livro me ajudou bastante. Se você tiver interesse por investimento em ações, eu sugiro o “O Mercado de Ações ao seu Alcance” de Joel Greenblatt, e o “Se Afastando da Manada” de André Moraes. O autor deste último livro tem um canal no youtube com bastante conteúdo e com vídeos diários de análise da bovespa.
Bons Investimentos.
Antonio Rootedy Batista Costa
Apreciei muito esse texto, pois o conteúdo é bastante enriquecedor.
Obrigada!
Olá! Já li os livros mensionados e Pai rico pai pobre é um excelente livro. Recomendo também O homem mais rico da Babilônia. O texto trata de assunto muito interessante, toca em pontos que muitos não comentam, como a possibilidade de perder dinheiro. Mas penso que poderia abordar de maneira separada e com maiores detalhes cada dica, pensando que muitas pessoas começarão do zero e que podem nem saber como fazer um planejamento.
Abraço!
Quem tiver em busca de corretora, tem algumas que não cobram taxa de administração, como exemplo tem a Easynvest.